domingo, 19 de junho de 2011

PGE-RR completa sete anos de sua institucionalização


PGE-RR completa sete anos de sua institucionalização

Leo Daubermann/Ascom/PGE-RR


A jovem Procuradoria Geral do Estado de Roraima (PGE-RR) completa neste sábado, 18, seu sétimo aniversário de institucionalização. A PGE se consolida pelo excelente nível de seus profissionais, que assumem de forma clara e com objetivismo, um compromisso incessante com a defesa dos interesses do Estado de Roraima e de sua sociedade, contribuindo para o fortalecimento de sua estrutura democrática, assegurando a todos os cidadãos o pleno funcionamento do Estado.


Para comemorar a data o procurador geral interino, Venilson Batista da Mata e o procurador geral adjunto, Tyrone Mourão Pereira, juntamente com o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Roraima (Aprorr), Temair Carlos de Siqueira e demais procuradores, realizaram um evento, na manhã desta sexta-feira, 17, que contou com a presença do governador do Estado, José de Anchieta, o representante da Assembleia Legislativa, deputado Coronel Chagas e dos palestrantes convidados, o conselheiro do CNJ, ministro Jorge Hélio Chaves de Oliveira e o presidente da Anape, Juliano Dossena.


O procurador geral Venilson Batista da Mata, abriu o evento falando sobre o comprometimento da PGE-RR com o desenvolvimento do Estado e com o bem-estar da sociedade, possível, “por meio do controle da legalidade de atos que culminem na geração de empregos, de renda, na implementação de infra-estrutura para atração de novos investidores, escoamento da produção, enfim, com o desenvolvimento sustentável sempre amparado pelas leis e pela Constituição”.


O presidente da Anape, Juliano Dossena, em seu discurso, parabenizou a PGE-RR pelo sétimo aniversário e lembrou aos procuradores que a entidade estará sempre presente na defesa das prerrogativas da advocacia pública, prerrogativas estas, segundo Dossena, que em última análise são da sociedade.


“Ressalto a importância de nos mantermos, nós, procuradores de Estado, em plena congregação, sempre alerta, não esmorecendo jamais e, para tanto, destacamos a extrema necessidade de se construir não só uma Procuradoria Geral forte, mas também uma Associação Estadual combativa, que defenda arduamente seus associados”, declarou Juliano Dossena.


O deputado Coronel Chagas disse que a Assembleia Legislativa de Roraima reconhece a importância da PGE, órgão que atua nas questões jurídicas do Estado, mas destacou que, “para que o procurador trabalhe motivado precisa ser valorizado”.


Para o presidente da Aprorr, Temair Carlos de Siqueira, somente unidos e organizados os procuradores alcançarão a completa edificação deste importante Órgão representativo do Estado. “A PGE, cumpre ressaltar, já demonstrou, inúmeras vezes, a sua real importância na defesa dos interesses públicos do Estado de Roraima”, destacou.


O ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheiro Jorge Hélio, parabenizou a PGE e os procuradores pelos sete anos completados e disse ser este o início de uma grande jornada. “Os senhores estão acometidos do dever de elevar o Estado de Roraima no mais alto posto entre os entes federativos”, falou.


Em seu discurso, o governador José de Anchieta disse que viu a PGE nascer e se consolidar com o passar do tempo, sempre trabalhando em prol do Estado de Roraima. “Quero aqui parabenizar, em forma de elogio, o nível de nossa Procuradoria”.


PLACA DE AGRADECIMENTO – foram entregues ao presidente da Anape, Juliano Dossena e ao conselheiro do CNJ, Jorge Hélio Chaves de Oliveira, uma placa em agradecimento pelo convite aceito em ministrar palestra no evento em comemoração ao sétimo aniversário de institucionalização da PGE-RR.